O e-mail é um dos principais meios de comunicação e ferramentas de trabalho. Por isso, saber como se comunicar de forma clara e eficiente, inclusive no período de férias, é essencial.
Apesar de não existir a obrigatoriedade de uma resposta rápida aos e-mails recebidos, é de bom tom ser ágil nessa comunicação profissional.
Dessa forma, mesmo estando de férias e longe dos e-mails de trabalho, é importante preparar uma mensagem automática para que todos saibam o motivo da sua ausência.
Veja alguns exemplos:
1. Clássico
Olá! Agradeço a sua mensagem.
Estou ausente do trabalho entre os dias (x) e (y) de (mês) e não terei acesso ao meu e-mail durante esse período. Se o assunto for urgente, por favor entrar em contato com o (nome de algum colega) pelo e-mail (xxx).
Atenciosamente,
2. Informal
Olá,
Se recebeu este e-mail, é porque estou de férias! Não se preocupe, voltarei no dia xx/xx. Se precisar de alguma coisa, entre em contato com (nome de algum colega) do departamento (xxx) pelo e-mail (xxx).
Até breve!
3. Humanizado
Olá,
Obrigado pelo seu e-mail! Se recebeu esta mensagem, é porque estou de férias em família a recarregar baterias. Espero voltar ao trabalho cheio de novas ideias!
Não pretendo abrir o e-mail durante esse período, mas não se preocupe, irei responder às mensagens a partir do dia xx/xx, quando voltar ao escritório. Nesse período, pode entrar em contato com (nome de algum colega) pelo e-mail (xxx).
4. Bem-humorado
Olá,
Atualmente, estou em modo chinelo no pé, longe do meu computador e a aproveitar cada momento das minhas férias. Se precisa de ajuda urgente, peço por favor que entre em contacto com o meu colega [Nome do colega] através [email do colega].
Vemo-nos no dia [data de retorno].
Apesar de não existir a obrigatoriedade de uma resposta rápida aos e-mails recebidos, é de bom tom ser ágil nessa comunicação profissional.
Dessa forma, mesmo estando de férias e longe dos e-mails de trabalho, é importante preparar uma mensagem automática para que todos saibam o motivo da sua ausência.
Veja alguns exemplos:
1. Clássico
Olá! Agradeço a sua mensagem.
Estou ausente do trabalho entre os dias (x) e (y) de (mês) e não terei acesso ao meu e-mail durante esse período. Se o assunto for urgente, por favor entrar em contato com o (nome de algum colega) pelo e-mail (xxx).
Atenciosamente,
2. Informal
Olá,
Se recebeu este e-mail, é porque estou de férias! Não se preocupe, voltarei no dia xx/xx. Se precisar de alguma coisa, entre em contato com (nome de algum colega) do departamento (xxx) pelo e-mail (xxx).
Até breve!
3. Humanizado
Olá,
Obrigado pelo seu e-mail! Se recebeu esta mensagem, é porque estou de férias em família a recarregar baterias. Espero voltar ao trabalho cheio de novas ideias!
Não pretendo abrir o e-mail durante esse período, mas não se preocupe, irei responder às mensagens a partir do dia xx/xx, quando voltar ao escritório. Nesse período, pode entrar em contato com (nome de algum colega) pelo e-mail (xxx).
4. Bem-humorado
Olá,
Atualmente, estou em modo chinelo no pé, longe do meu computador e a aproveitar cada momento das minhas férias. Se precisa de ajuda urgente, peço por favor que entre em contacto com o meu colega [Nome do colega] através [email do colega].
Vemo-nos no dia [data de retorno].