Como ser um bom líder? Não existe uma receita que garanta o sucesso na gestão que faça de si um bom líder, mas há características que podem fazer de si um líder promissor.
Ser um líder é ser uma referência, não pelo cargo que ocupa, mas pelas condutas e o modo de agir em virtude dele.
Estas são algumas das competências e valores desejados por quem ocupa essa posição.
1. Entusiasmo
Liderar pelo exemplo é, também, estar motivado para poder motivar. Lembre-se sempre que é o modelo a seguir. Se mostrar entusiasmo e empenho isso irá passar para quem o rodeia.
2. Flexibilidade
Não há como ser bom líder sem estar aberto a novas visões. Quem gere sem recetividade pode estar a afastar a capacidade que a empresa tem para inovar, justamente por não aceitar mudanças ou encarar as situações de uma outra perspetiva.
3. Comunicação
Ter a capacidade de saber ouvir. A comunicação é a base em qualquer relação, quer seja ela pessoal ou profissional.
A forma como transmite a mensagem, incluindo postura e tom de voz, também é um aspeto que faz toda a diferença nesse processo.
4. Empatia
Reconhecer erros, valorizar as opiniões e contributos dos colaboradores e estar ao lado deles, em posição de igualdade, são condutas esperadas de um líder.
5. Inteligência emocional
Controlar as emoções, muitas vezes, é a chave de uma liderança eficaz, e que se manifesta diretamente nos resultados alcançados.
Isso significa que, mesmo nos piores cenários, é preciso agir de forma refletida e com racionalidade.
6. Sabedoria
Um líder sábio tem a habilidade de aplicar o conhecimento adquirido na hora certa e na medida exata. Isso exige saber reconhecer o cenário e a estratégia ideal para ele.
7. União
Os melhores líderes da história da humanidade foram aqueles que construíram grandes equipas em torno de um objetivo comum.
Obviamente, alcançar a união exige compreender o outro, motivar e envolver os colaboradores no projeto.
Ser um líder é ser uma referência, não pelo cargo que ocupa, mas pelas condutas e o modo de agir em virtude dele.
Estas são algumas das competências e valores desejados por quem ocupa essa posição.
1. Entusiasmo
Liderar pelo exemplo é, também, estar motivado para poder motivar. Lembre-se sempre que é o modelo a seguir. Se mostrar entusiasmo e empenho isso irá passar para quem o rodeia.
2. Flexibilidade
Não há como ser bom líder sem estar aberto a novas visões. Quem gere sem recetividade pode estar a afastar a capacidade que a empresa tem para inovar, justamente por não aceitar mudanças ou encarar as situações de uma outra perspetiva.
3. Comunicação
Ter a capacidade de saber ouvir. A comunicação é a base em qualquer relação, quer seja ela pessoal ou profissional.
A forma como transmite a mensagem, incluindo postura e tom de voz, também é um aspeto que faz toda a diferença nesse processo.
4. Empatia
Reconhecer erros, valorizar as opiniões e contributos dos colaboradores e estar ao lado deles, em posição de igualdade, são condutas esperadas de um líder.
5. Inteligência emocional
Controlar as emoções, muitas vezes, é a chave de uma liderança eficaz, e que se manifesta diretamente nos resultados alcançados.
Isso significa que, mesmo nos piores cenários, é preciso agir de forma refletida e com racionalidade.
6. Sabedoria
Um líder sábio tem a habilidade de aplicar o conhecimento adquirido na hora certa e na medida exata. Isso exige saber reconhecer o cenário e a estratégia ideal para ele.
7. União
Os melhores líderes da história da humanidade foram aqueles que construíram grandes equipas em torno de um objetivo comum.
Obviamente, alcançar a união exige compreender o outro, motivar e envolver os colaboradores no projeto.