Atualmente deparamo-nos com um mundo que se transforma a cada instante, obrigando pessoas e organizações a adaptarem-se a um ritmo e intensidade nunca vistos.
O digital é o presente e o futuro, e veio para ficar. Se pretende que o seu negócio cresça de uma forma sustentada, esteja ciente que uma parte passará pelo digital.
Qual é o perfil do consumidor digital?
1. Exigente
O consumidor digital não valoriza apenas um bom produto e serviço. Este espera que as marcas sejam inspiradoras, que reflitam os seus valores e atuem a favor de causas importantes.
2. Curioso
Ao pesquisar sobre um produto, não fica satisfeito com informações básicas, como preço, detalhes e condições de pagamento. Este tipo de consumidor procura depoimentos e outros argumentos que comprovem a relevância e a qualidade do que pretendem comprar.
3. Interativo
O digital tem esta vertente, a interação. Se no passado a comunicação acontecia apenas numa via, com as empresas a promoverem os seus produtos nos media, hoje o consumidor tem a possibilidade de interagir com as marcas através dos canais digitais.
4. Independente
Por fim, temos a independência como um elemento-chave para entender o comportamento do consumidor da era digital e o sucesso de várias empresas nos últimos anos, sendo valorizada a agilidade, autonomia e comodidade.
Quais são as tendências de consumo?
1. Experiência do cliente
O consumidor é cada vez mais atraído por empresas que oferecem a melhor experiência em aspetos como: produto, valores, comunicação, atendimento, pós-venda, entre outros.
Procure características no seu produto ou serviço que possam proporcionar, a quem o procura, uma experiência única e que suscite vontade de repetir a compra.
2. A internet agora é no mobile
Os dispositivos móveis são a principal forma de acesso à internet no mundo. Isso significa que se não tiver um website com negação responsiva, e não estiver presente nos canais digitais, como nas redes sociais, o seu impacto será menor.
3. O consumidor é omnichannel
Ser omnichannel significa oferecer uma só experiência em diversos canais. As pessoas acedem à informação de formas distintas ao longo do dia — computadores, telemóveis, tablets, smartTVs, etc. — e é importante que as suas plataformas sejam capazes de integrar todos estes meios de acesso de uma maneira eficiente.
4. Humanizar é preciso
Linguagens demasiadamente formais e termos corporativos estão a ficar para trás. Como a grande proposta é criar laços e gerar um relacionamento genuíno com a audiência, o ideal é apostar em uma conversa leve mas, acima de tudo, humanizada.
O digital é o presente e o futuro, e veio para ficar. Se pretende que o seu negócio cresça de uma forma sustentada, esteja ciente que uma parte passará pelo digital.
Qual é o perfil do consumidor digital?
1. Exigente
O consumidor digital não valoriza apenas um bom produto e serviço. Este espera que as marcas sejam inspiradoras, que reflitam os seus valores e atuem a favor de causas importantes.
2. Curioso
Ao pesquisar sobre um produto, não fica satisfeito com informações básicas, como preço, detalhes e condições de pagamento. Este tipo de consumidor procura depoimentos e outros argumentos que comprovem a relevância e a qualidade do que pretendem comprar.
3. Interativo
O digital tem esta vertente, a interação. Se no passado a comunicação acontecia apenas numa via, com as empresas a promoverem os seus produtos nos media, hoje o consumidor tem a possibilidade de interagir com as marcas através dos canais digitais.
4. Independente
Por fim, temos a independência como um elemento-chave para entender o comportamento do consumidor da era digital e o sucesso de várias empresas nos últimos anos, sendo valorizada a agilidade, autonomia e comodidade.
Quais são as tendências de consumo?
1. Experiência do cliente
O consumidor é cada vez mais atraído por empresas que oferecem a melhor experiência em aspetos como: produto, valores, comunicação, atendimento, pós-venda, entre outros.
Procure características no seu produto ou serviço que possam proporcionar, a quem o procura, uma experiência única e que suscite vontade de repetir a compra.
2. A internet agora é no mobile
Os dispositivos móveis são a principal forma de acesso à internet no mundo. Isso significa que se não tiver um website com negação responsiva, e não estiver presente nos canais digitais, como nas redes sociais, o seu impacto será menor.
3. O consumidor é omnichannel
Ser omnichannel significa oferecer uma só experiência em diversos canais. As pessoas acedem à informação de formas distintas ao longo do dia — computadores, telemóveis, tablets, smartTVs, etc. — e é importante que as suas plataformas sejam capazes de integrar todos estes meios de acesso de uma maneira eficiente.
4. Humanizar é preciso
Linguagens demasiadamente formais e termos corporativos estão a ficar para trás. Como a grande proposta é criar laços e gerar um relacionamento genuíno com a audiência, o ideal é apostar em uma conversa leve mas, acima de tudo, humanizada.