7 Outubro 2024

Às segundas dicas de primeira – Conheça o mundo digital como a palma da sua mão

Atualmente deparamo-nos com um mundo que se transforma a cada instante, obrigando pessoas e organizações a adaptarem-se a um ritmo e intensidade nunca vistos.

O digital é o presente e o futuro, e veio para ficar. Se pretende que o seu negócio cresça de uma forma sustentada, esteja ciente que uma parte passará pelo digital.

Qual é o perfil do consumidor digital?

1.    Exigente
O consumidor digital não valoriza apenas um bom produto e serviço. Este espera que as marcas sejam inspiradoras, que reflitam os seus valores e atuem a favor de causas importantes.

2.    Curioso
Ao pesquisar sobre um produto, não fica satisfeito com informações básicas, como preço, detalhes e condições de pagamento. Este tipo de consumidor procura depoimentos e outros argumentos que comprovem a relevância e a qualidade do que pretendem comprar. 

3.    Interativo
O digital tem esta vertente, a interação. Se no passado a comunicação acontecia apenas numa via, com as empresas a promoverem os seus produtos nos media, hoje o consumidor tem a possibilidade de interagir com as marcas através dos canais digitais. 

4.    Independente
Por fim, temos a independência como um elemento-chave para entender o comportamento do consumidor da era digital e o sucesso de várias empresas nos últimos anos, sendo valorizada a agilidade, autonomia e comodidade. 

Quais são as tendências de consumo?

1.    Experiência do cliente 
O consumidor é cada vez mais atraído por empresas que oferecem a melhor experiência em aspetos como: produto, valores, comunicação, atendimento, pós-venda, entre outros. 
Procure características no seu produto ou serviço que possam proporcionar, a quem o procura, uma experiência única e que suscite vontade de repetir a compra.

2.    A internet agora é no mobile
Os dispositivos móveis são a principal forma de acesso à internet no mundo. Isso significa que se não tiver um website com negação responsiva, e não estiver presente nos canais digitais, como nas redes sociais, o seu impacto será menor. 

3.    O consumidor é omnichannel
Ser omnichannel significa oferecer uma só experiência em diversos canais. As pessoas acedem à informação de formas distintas ao longo do dia — computadores, telemóveis, tablets, smartTVs, etc. — e é importante que as suas plataformas sejam capazes de integrar todos estes meios de acesso de uma maneira eficiente.

4.    Humanizar é preciso
Linguagens demasiadamente formais e termos corporativos estão a ficar para trás. Como a grande proposta é criar laços e gerar um relacionamento genuíno com a audiência, o ideal é apostar em uma conversa leve mas, acima de tudo, humanizada.
 
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